Concepção artística mostra como seriam os relâmpagos que ocorrem em Vénus, similares aos da Terra
Equipa de cientistas de diversas universidades descobriram que, mesmo com grandes diferenças entre suas atmosferas, Terra e Vénus possuem similares mecanismos de produção de relâmpagos. A pesquisa foi apresentada esta semana no Congresso Europeu de Ciência Planetária, segundo informações do site Science Daily.
Os cientistas declararam que esperam, com a descoberta, tornar possível entender a química, as dinâmicas e a evolução das atmosferas dos dois planetas. Os graus de descarga eléctrica, a intensidade e a distribuição espacial são os principais pontos comparáveis.
Estudos anteriores indicavam que ondas magnéticas e ópticas de Vénus poderiam ser produzidas por relâmpagos. A possibilidade foi confirmada por telescópios que capturaram imagens de relâmpagos no planeta.
Quando as nuvens formam-se, tanto na Terra como em Vénus, a energia que o Sol deposita no ar pode ser solta como uma poderosa descarga eléctrica. Quando as partículas das nuvens colidem, a carga eléctrica é transferida de grandes partículas para pequenas. A separação das cargas causa os relâmpagos.
O estudo apontou que a força dos relâmpagos também são similares. Foram analisados relâmpagos em Vénus por 3,5 anos terrestres. Comparando as ondas eletromagnéticas produzidas pelos dois planetas, foram encontrados fortes sinais magnéticos em Vénus, que fazem a produção ser comparável à da Terra.
fonte: terra
Sem comentários:
Enviar um comentário