terça-feira, 21 de setembro de 2010

Problemas do Ártico debatidos amanhã em Moscovo


 O Fórum Internacional "Ártico - Território do Diálogo", que se realiza nos dias 22 e 23 na capital russa, terá como temas centrais o aquecimento global e a delimitação das fronteiras naquela região do globo.

"Esperamos que o fórum por nós organizado contribua para a solução dos problemas actuais do Ártico", declarou Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência e presidente da Sociedade Geográfica da Rússia.

Segundo Choiqu, "a região do Ártico é extremamente importante para todo o mundo e é a que mais rapidamente reage às mudanças de clima. Mais de 800 milhões de pessoas podem ver-se numa zona de situações de emergência devido ao degelo no Ártico".

Choigu frisa que esse fenómeno pode conduzir à derrocada de edifícios construídos no Círculo Polar Ártico devido ao aquecimento dos solos, bem como a avarias nos pipelines aí construídos.

"Dentro em breve, será formada uma comissão para estudar essa questão e encontrar soluções para o futuro", acrescentou.

Este encontro [o fórum] tem também como objectivo acelerar o processo de delimitação das fronteiras da plataforma continental no Ártico.

"Quero sublinhar que o processo de delimitação das fronteiras externas da plataforma continental é bem real e estou convencido de que este processo terá êxito", afirmou Anton Vassiliev, embaixador para missões especiais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Vassiliev apresentou como exemplo o acordo recentemente assinado entre a Rússia e a Noruega sobre a delimitação de fronteiras no Ártico.

No fórum, onde participarão 287 especialistas de 15 estados, irão discursar Vladimir Putin, primeiro ministro russo; Olaf Grimson, Presidente da Islândia, e Alberto II, duque do Mónaco.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário