domingo, 18 de julho de 2010

Investigadores instalam transmissores de rádio em abelhas


A Exaerete frontalis é relativamente comum na floresta


Com antena portátil, cientistas podem ver por onde elas voam.

Espécie poliniza orquídeas na floresta.

Cientistas instalaram pequenos transmissores de 0,3 grama em 17 abelhas da espécie Exaerete frontalis para acompanhar para onde elas voam. O trajecto dos insectos é monitorado por um receptor portátil. A proposta da pesquisa é entender como as abelhas polinizam orquídeas raras.

A experiência foi feita na floresta tropical do Panamá, mas a Exaerete frontalis existe também na Amazónia, assim como em outras florestas da América do Sul e Central.

Os investigadores do Smithsonian Tropical Research Institute, dos EUA, verificaram que os insectos costumam ficar sempre na mesma área, mas podem deslocar-se a distâncias maiores. Um dos exemplares chegou a cruzar o Canal do Panamá e distanciou-se mais de 5 km, regressando depois ao seu local de partida.

Em experiências anteriores deste tipo, era comum tentar rastrear as abelhas marcando-as com tinta ou usando radar, o que não funciona bem em áreas de floresta, onde as árvores interferem no equipamento.

Com o desmatamento, é frequente restarem fragmentos esparsos de floresta onde a polinização de determinadas plantas fica dificultada. Por isso é importante entender a distância que as abelhas podem voar, já que são agentes polinizadores desses vegetais.

fonte: Globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário