quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Magnetismo da Lua pode ajudar a proteger astronautas


As manchas lunares são formadas devido a campos magnéticos fracos. Investigadores pretendem aplicar o mesmo efeito em escudos que ajudem a proteger os astronautas de radiações nocivas.

Ao contrário do que acontece na Terra, a Lua não tem um escudo magnético que a proteja de ventos solares. Algumas regiões da Lua têm, no entanto, um campo magnético fraco, mas eficaz, que as protege das partículas emanadas do Sol. Devido a este fenómeno, há algumas manchas visíveis na superfície lunar. Onde não há o campo magnético, o terreno fica coberto de partículas vindas do Sol e escurece.

No laboratório Rutherford Appleton, no Reino Unido, a cientista Ruth Bamford pretende aplicar o conhecimento adquirido na construção de escudos magnéticos e elétricos para as naves e astronautas que possam ir para o espaço num futuro próximo, noticia a NewScientist.

Bamford e a sua equipa conseguiram provar que as cargas negativas e positivas passam por estes escudos presentes na Lua como se fossem chuva a passar por um chapéu de chuva aberto, e não chegam a atingir o solo. O objetivo passa por adaptar esta técnica na construção de escudos com consumos energéticos reduzidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário