sábado, 24 de julho de 2010

24 horas a ver o "céu limpo do Alentejo"


A Festa das Estrelas, que começou ontem e acaba hoje em Fronteira, foi palco de actividades para todas as idades.


A Festa das Estrelas, que come-çou ontem e acaba hoje às 09.00 no Observatório Astronómico de Fronteira, no distrito de Portalegre, foi palco de um conjunto de actividades para celebrar "todo o céu limpo do Alentejo", quer à luz do Sol, quer no negro da noite.

O vereador do município de Fronteira, Rogério Sadio da Silva, adiantou que os interessados pelo desvendar das estrelas beneficiaram, gratuitamente, de um conjunto diversificado de actividades destinadas a adultos e a crianças.

O autarca adiantou que no Monte das Estrelas-Observatório Astronómico de Fronteira decorreram durante a iniciativa ateliers de moldagem do sistema solar, divertidos espanta-espíritos galácticos e fornos de sol que cozem a comida. Segundo Rogério Sadio da Silva, o programa da Festa das Estrelas 24H incluiu ainda filmes de divulgação científica, que aproximam o público infantil da astronomia, e as crianças desvendaram ainda esta matéria ancestral de uma forma lúdica, simples e pedagógica.

Os mais novos foram convidadas a pintar um mural "Estrelas de Fronteira" alusivo às suas diferentes observações nos vários telescópios do Observatório. Já os adultos, entre um café com estrelas, recostados nas cadeiras de descanso da varanda do Observatório, assistiram a diversos documentários científicos sobre astronomia.

O programa incluiu ainda ateliers de fotografia do Sol, exposições temáticas, palestras científicas e prova de vinhos.

A Festa das Estrelas 24H decorreu pela primeira vez, celebrando os dois anos de existência do Observatório de Fronteira e o definitivo arranque da sua programação anual.

O evento é promovido numa parceria entre a Câmara Municipal de Fronteira, a Universidade de Évora e a Spira, empresa de revitalização patrimonial, e integra-se no programa Astronomia no Verão, da Ciência Viva.

O Monte das Estrelas é propriedade da Câmara Municipal de Fronteira, sendo um dos equipamentos do Património sem Fronteiras (PSF) - Projecto Integrado de Revitalização dos Recursos Patrimoniais de Fronteira.

O Observatório Astronómico de Fronteira, um projecto emblemático da autarquia, equipado com "tecnologia de ponta", abriu em Julho de 2008, após um investimento superior a dois milhões de euros, com apoios de fundos da União europeia. Equipado com tecnologia de ponta para executar fotografias de "qualidade superior" ao espaço astral, este equipamento possui ainda uma sala de leitura, espaço para pernoita e uma biblioteca.


Sem comentários:

Enviar um comentário