sábado, 24 de março de 2012

Tatuagens que vibram quando o telemóvel toca


Uma patente requisitada pela fabricante finlandesa prevê que tatuagens feitas com uma tinta especial possam ser ligadas a telemóveis e vibrar quando se recebe uma chamada.

A Nokia requisitou uma patente sobre uma tinta especial magnética que consegue receber comandos do seu telemóvel. O objetivo? A criação de tatuagens que vibram quando o telefone toca.

A ideia parece ser complexa mas, na verdade, a única coisa que difere entre a tatuagem tradicional e a que possa ser 'ligada' ao telemóvel é apenas a tinta ferromagnética , que tem de ser primeiro desmagnetizada para que possa ser usada, sendo re-magnetizada posteriormente.

Trata-se de uma inovação na área da tecnologia háptica , que se relaciona como o tato e a vibração. Graças a esta tinta, os telemóveis poderão ser ligados a tatuagens, à semelhança do que já acontece com os periféricos que recorrem a bluetooth.

Pessoas diferentes, vibrações distintas

Para ser compatível com esta tecnologia, um telemóvel tem de poder emitir diferentes vibrações magnéticas. A razão é simples: graças à diferenciação dos padrões será possível associar um tipo de vibração a chamadas de uma pessoa ou, mesmo, fazer a diferenciação de mensagens, chamadas, emails e outras notificações.

Dois usos possíveis para esta tecnologia seriam evitar o ruído ou fazer-lhe frente, numa situação em que o silêncio é essencial até o vibrar do telemóvel pode ser uma distração, algo que esta tecnologia corrige. Por outro lado, a vibração pode ajudar a perceber quando chega uma chamada, não importa o quão ruidoso seja o local.

Apesar da inovação se focar nestas tatuagens, a patente da Nokia também prevê que a mesma tecnologia possa ser utilizada graças a dispositivos magnéticos ligados à pele, os quais podem ser retirados e recolocados.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário