sábado, 24 de março de 2012

Chove de mil em mil anos na maior lua de Saturno


Há lagos e rios em Saturno 

Estudo mostra que em Titã também chove como na terra, só que na lua de Saturno a chuva é de metano.

A terra e Titã– uma das 30 luas de Saturno – são os únicos planetas do sistema solar que apresentam chuvas líquidas, mostra um novo estudo. No entanto, concluíram os investigadores do Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (JHUAPL) de Maryland, em Titã a chuva é um fenómeno bem mais raro que na terra. Os cálculos dos cientistas mostram que na lua de Saturno chove, em média, uma vez de mil em mil anos. As conclusões foram apresentadas recentemente por Ralph Lorenz numa conferência no Texas e mostram que em Titã o vento e as chuvas produzem, à superfície, rios, lagos e até dunas.

A principal diferença é que na lua de Saturno, onde a temperatura média é de 179 graus negativos, a chuva é constituída mais por metano do que água. Os investigadores acreditam ainda que a última vez que choveu em Titã foi em 2004 e em 2010, em diferentes locais daquele planeta. “Encontrámos mudanças significativas à superfície causadas pela precipitação”, explicou Elisabeth Turtle, também do JHUAPL. O laboratório prepara-se para enviar para o espaço a Titã Mare Explorer, uma sonda que pretende estudar os maiores lagos da lua de Saturno (Ligeia e Mare). Está previsto que a sonda passe 96 dias a fazer a análise química e a tentar medir a profundidade dos dois lagos.

Outras das conclusões a que a equipa chegou é que apesar de ocorrerem, em titã, fenómenos meteorológicos parecidos com os da terra, a lua de Saturno é demasiado pequena para que sejam originados ciclones ou furacões.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário