terça-feira, 27 de março de 2012

Pesqueiro à deriva desde tsunami no Japão chega à costa oeste do Canadá


Um barco pesqueiro à deriva desde o tsunami seguido de terremoto ocorrido no Japão em março de 2011 apareceu próximo da costa do Canadá, afirmaram as autoridades neste sábado.

Uma inspeção aérea sugeriu que não havia ninguém a bordo, segundo declarou à AFP a porta-voz da representação do Ministério de Transporte do Canadá, Sau Sau Liu.

O barco, de 65 metros, foi visto na terça-feira por um avião das forças canadianas numa operação de rotina da patrulha de vigilância, e seu proprietário japonês foi informado do facto, afirmou a Transport Canada.

Uma foto militar mostra o barco, oxidado, mas intacto, flutuando a 278 quilómetros da costa leste das ilhas Haida Gwaii, 1500 quilómetros ao norte de Vancouver.

"O barco é considerado uma obstrução para a navegação", afirmou a Transport Canadá em comunicado, completando que a embarcação está sendo vigiada.

O barco é o primeiro e o maior objeto a cruzar o Oceano Pacífico até a América do Norte desde o devastador terremoto e tsunami ocorrido no Japão em 11 de março de 2011.

Perto das ilhas Midway, na região mais profunda do Pacífico, um barco russo encontrou intacto um pequeno navio japonês de Fukushima no último outono do Hemisfério Norte, junto a objetos como televisores e outros electrodomésticos, segundo informou a universidade do Havaí.

Os investigadores oceânicos do Havaí estão a examinar os destroços do tsunami, previstos para alcançar o oeste da América do Norte no início do ano que vem.

No início deste mês, a British Columbia (oeste do Canadá) e os estados do oeste dos Estados Unidos - Washington, Oregon e Califórnia - assinaram um acordo para coordenar a gestão dos destroços causados pelo tsunami quando estes alcançassem a costa, e para devolver os objetos de valor sentimental ao Japão.

A expectativa era que o barco pesqueiro encontrado esta semana chegasse à costa daqui a apenas 50 dias, segundo um comunicado de Maria Cantwell, senadora americana interessada em questões marinhas.

fonte: Yahoo!

Sem comentários:

Enviar um comentário