Uma equipa de investigadores da Virginia Tech nos Estados Unidos da América inventou um robô alimentado a hidrogénio que se move na água como uma medusa. Veja o vídeo.
O robô, apelidado de Robojelly pela equipa de engenheiros, está ainda em fase de desenvolvimento. Trata-se de um veículo subaquático robótico, inspirado na estrutura de uma medusa, que é alimentado por uma fonte de energia renovável e biológica.
Os investigadores esperam que a máquina possa ser utilizada em operações subaquáticas de salvamento.
Yonas Tadesse, um dos investigadores responsáveis, explicou num artigo, publicado na Smart Materials and Structures, que as articulações e funcionamento dos músculos artificiais do robô são pensados com base no conceito de sistemas autónomos com inspiração biológica.
O movimento da medusa consiste na contração e relaxamento dos seus músculos de forma circular, com intercalares ejeções de água que a "empurram" para a frente. O veículo procura replicar esse movimento através de reações químicas entre os gases hidrogénio e oxigénio e a própria estrutura do robô.
O Robojelly é revestido por nanotubos de carbono puro, conhecidos pelas suas propriedades elétricas, e revestido com um pó de platina preto. Em teoria, o robô nunca deverá ficar sem energia, uma vez que pode regenerar combustível através dos elementos ambientais que o rodeiam e a própria estrutura.
A invenção dos investigadores norte-americanos é a primeira de sucesso, no campo de robôs subaquáticos alimentados a hidrogénio.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário