domingo, 25 de março de 2012

Aquecimento global está a mudar a gravidade da Terra


Na imagem de 1995, a gravidade aparece desta forma

A Nasa declarou que registos atualizados das temperaturas globais confirmaram que o planeta aqueceu quase um grau Celsius desde 1900.

O relatório, chamado Met Office, também apresentou evidências de que o constante derretimento dos icebergues estaria a modificar a gravidade da Terra.

Para chegar a essas conclusões, a Nasa valeu-se de bancos de dados abrangentes sobre o planeta, observações de temperatura marinha e informações de estações meteorológicas da África, Rússia e do Canadá.

O satélite GRACE também foi recentemente lançado para a medição do impacto do derretimento de gelo sob a gravidade.

Utilizando tecnologia 3D e imagens captadas pelo GRACE, a Nasa divulgou imagens que comprovam visualmente as alterações gravitacionais.


Com a perda de massa dos icebergues, o nível dos oceanos se alteram e a configuração da Terra muda 

O GRACE, que na verdade são dois satélites gêmeos, foram capazes de medir do espaço o derretimento dos icebergues na Groenlândia com alta precisão.

Como eles monitoram a própria trajetória de vôo e tempo em órbita são capazes de capturar pequenas mudanças na gravidade.

Com o derretimento dos icebergues, o nível dos oceanos sobe, gerando alteração da gravidade. Estima-se que 240 toneladas de gelo derreteram na Groenlândia entre os anos de 2002 e 2011, o que fez o nível dos oceanos subir 0,7 mm por ano.

Com isso, o campo gravitacional sofre mudanças, que, mesmo ligeiras, poderão ter consequências a longo prazo.

O planeta também está a ficar mais quente. Os dados apontaram também que as temperaturas se elevaram 0,75 ºC ao longo de cem anos.

Pode parecer pouco, porém a maior parte desse aumento aconteceu nos últimos dez anos. De 2005 a 2010 foram os anos mais quentes já registados, mas, segundo a Nasa, tudo indica que esse ano baterá o recorde de elevação de temperatura. 

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário