sexta-feira, 23 de março de 2012

O verdadeiro "holandês voador"


Um holandês garante que foi capaz de voar usando apenas umas asas idênticas às de um pássaro. O vídeo está a tornar-se viral na Internet, com muitos utilizadores a duvidar a veracidade do voo, apesar das explicações sobre o mecanismo criado por este engenheiro mecânico. Veja os vídeos.

Jarno Smeets diz que conseguiu voar usando apenas umas asas com um mecanismo mecânico para potenciar a força dos músculos e levantar voo. O vídeo, filmado num parque em Haia, na Holanda, a 18 de março, mostra-o a levantar, voar e aterrar.

"Sempre sonhei com isto. Após oito meses de trabalho duro, pesquisa e testes, tudo correu bem", diz Jarno Smeets, na página no Youtube. "Num minuto, vês o chão a começar a fugir e depois estás a voar. Foi a melhor sensação da minha vida", disse.

O "holandês voador" diz que aproveitou os esboços de um projecto do avô para fazer as asas. O projecto do mecanismo mecânico e das asas pode ser visto no site deste engenheiro mecânico, o Humam Birdwings, que se pode traduzir como "Asas Humanas de Pássaro".

Jarno Smeets diz que trabalhou com Bert Otten, "neuromecânico", para criar um mecanismo baseado em próteses robóticas que ajuda, neste caso, a dar força extra aos músculos, o que, alegadamente, lhe permite levantar voo.

O mecanismo tinha dois comandos da consola Wii, um acelerómetro retirado de um "smartphone" HTC e um pequeno motor a pilhas. A ajuda extra que precisou para bater 17m2 de asas, feitas a partir de duas velas de windsurf.


O vídeo faz sucesso na Internet e tornou-se num fenómeno viral, em cuja veracidade poucos apostam. Alguns utilizadores contentam-se em considerar o filme, de cerca de 60 segundos, como uma inteligente e divertido vídeo, outros são mais radicais e contestam a "falsidade" do voo de Smeets.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário