sábado, 31 de março de 2012

Sonhos são inspiração para invenções e obras de arte


A maior parte das pessoas desconhece o "impacto” dos sonhos na sociedade, muito dos quais terão conduzido a importantes criações da humanidade, afirmou hoje no Porto a neurocientista Teresa Paiva, apontando a “realidade virtual” como um exemplo.

“A realidade virtual é uma grande descoberta que tem raiz nos sonhos. Efetivamente, a realidade virtual é um colocar na prática aquilo que nós queremos imaginar, o que nos coloca a questão sobre o que é a realidade: É o que o cérebro vê ou o que existe independentemente do cérebro? É uma coisa complicada”, considerou.

Segundo Teresa Paiva, “há muitas descobertas que foram feitas depois de uma pessoa ter dormido ou depois de ter sonhado. O anel de benzeno, a máquina de costura e muitas obras da pintura, da literatura e da música terão sido concebidas enquanto a pessoa estava a sonhar”.

A neurocientista apontou também o tema “Yesterday”, de Paul McCartney, a história do “Mr. Jack e Mr. Hide”, um dos maiores sucessos literários de Robert Stevenson, e até a máquina de costura, como tendo resultado de sonhos dos seus autores.

“Coisas altamente improváveis podem acontecer no sonho e o sonhador tem-nas como verdade”, afirmou.

Aparentemente, referiu Teresa Paiva, “o primeiro livro sobre sonhos aparece na Mesopotâmia , qualquer coisa como três a cinco mil anos antes de Cristo”.

“Nas civilizações antigas, os sonhos eram tidos em grande consideração e muitos profetas apresentavam a capacidade de descodificar sonhos. Alguns sonhos eram aceites como mensagens de Deus, enquanto outros conduziam a importantes criações da humanidade”.

De acordo com a neurologista, que irá proferir, hoje, uma conferência sobre as “Relações mútuas entre sono, sonho e sociedade”, no simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, sonha-se com o que vê, mas arquitetado de uma forma diferente”.

“Porque, basicamente, quando estamos a sonhar, o nosso lobo central – responsável pelo bom senso, pela razão e decisão - não está a funcionar. É só a parte imaginativa, visual, imagética. Podemos acreditar que estamos a voar ou que encontramos a rainha de Inglaterra”, frisou.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário