Localizada a 70 milhões de anos-luz tem a forma de uma esmeralda lapidada e desafia as leis da natureza
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu uma rara galáxia retangular, muito semelhante, na forma, a uma esmeralda lapidada.
A extraordinária galáxia, que em nada se parece com a nossa, situa-se a cerca de 70 milhões de anos-luz da Via Láctea e segundo os cientistas "parece desafiar as leis da natureza". Os resultados serão publicados no The Astrophysical Journal, mas para já estão disponíveis em Arxiv.org.
No Universo a maioria das galáxias existem em uma de três formas: esférica, em forma de disco ou com uma forma absolutamente irregular", explica Alister Graham da Universidade de Tecnologia de Swinburne, em Melbourne, na Austrália.
O investigador, que trabalhou no seu laboratório com colegas da Alemanha, Suíça e Finlândia, garante que a nova galáxia tem uma forma realmente invulgar. Integrante de um grupo de 250 galáxias "é uma daquelas coisas que te faz sorrir, porque não deveriam existir... ou melhor, não é esperado".
"É um pouco como a torre inclinada de Pisa ou a descoberta de algumas espécies exóticas, que à primeira vista parecem desafiar as leis da natureza", continua o cientista.
A estranha galáxia, batizada de LEDA 074886, foi detetada pelo telescópio japonês Subaru. Encontrá-la revelou-se complicado devido ao seu pequeno tamanho. Tem 50 vezes menos estrelas que a Via Láctea e a sua distância da Terra é igual a estender 700 galáxias Via Láctea umas atrás das outras.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário