segunda-feira, 5 de março de 2012

Piratas informáticos controlaram computadores da NASA


O alvo principal dos piratas, talvez a operarem a partir da China, foi o projeto conhecido Laboratório de Propulsão a Jato

Piratas informáticos assumiram "total controlo operacional" de alguns dos computadores da NASA em 2011, nomeadamente do projeto Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory, JPL na sigla em inglês), "comprometendo a maioria das contas dos seus utilizadores", revelou o inspetor-geral da agência espacial americana, Paul K. Martin, numa audição na Câmara dos Representantes.

Martin indicou que a origem do ataque partira de endereços IP (Internet Protocol) chineses. Os piratas "conseguiram total acesso ao sistema" da NASA e poderiam ter "modificado, copiado ou apagado ficheiros críticos", além de terem tido condições para comprometer "outros sistemas da NASA".

O inspetor-geral da agência explicou que esta é, naturalmente, "é um alvo privilegiado para ataques informáticos". Só entre 2010 e 2011, "sucederam 5408 incidentes em matérias de segurança informática", disse Martin.

A NASA explicou, entretanto, que o sistema de segurança fora substancialmente melhorado.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário