A cidade de Guimarães vai receber a partir de amanhã e até ao próximo sábado a quinta edição da «RoboParty», um evento da Universidade do Minho dedicado ao universo da robótica
Para a edição deste ano são esperadas cerca de 500 participantes, jovens e professores, oriundos de estabelecimentos de ensino do básico ao universitário.
O principal objectivo da iniciativa, que vai ter lugar nas instalações da Universidade do Minho em Guimarães, é promover uma aproximação entre os mais novos e os robots.
Em declarações à agência Lusa Fernando Ribeiro, professor do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, explica que um dos principais atractivos é a possibilidade dos participantes poderem construir e programar um «robot móvel e autónomo», ou seja, «um robot com rodas, ou pernas ou lagartas, que se desloca, ao contrário dos robots industriais», sublinha.
Ao longo dos três dias os participantes vão poder construir, programar e participar em provas de vários tipos, como «dança, perseguição e ultrapassar obstáculos», revela o docente.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário