domingo, 13 de março de 2011

Aquecimento está "a mudar" a cor das corujas na Finlândia


Cientistas da Universidade de Helsinki fizeram uma pesquisa sobre as corujas que vivem na Finlândia e notaram que muitas delas estão "a mudar de cor". Segundo os investigadores, invernos mais quentes registados nos últimos anos são a principal causa dessa evolução, que está dimuindo a população de corujas-do-mato cinza e aumentando as castanhas.

As corujas cinza são mais resistentes ao inverno porque elas se camuflavam entre a vegetação cinzenta que permanecia na região durante esta época, fugindo dos predadores. Agora, como os invernos estão mais brandos, as corujas castanhas estão a ganhar mais espaço no ambiente europeu.

A equipa de investigadores de Helsinki, que estudou durante 30 anos a população das corujas naquela região, afirma que a plumagem cinza da maioria delas era uma característica genética e hereditária que fazia das corujas-do-mato cinzas mais resistentes e saudáveis.

Porém, para o coordenador da pesquisa, Patrik Karell, a mudança da coloração desses pássaros é a primeira grande mostra que as mudanças climáticas estão a afectar o reino animal, alterando inclusive o código genético das corujas.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário