domingo, 20 de março de 2011

Cientistas descobrem fósseis de "orgias" pré-históricas


Fóssil mostra "orgia" entre seres que desapareceram há centenas de milhões de anos

O paleontólogo Carlton E. Brett e sua equipa da Universidade de Cincinatti, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto fósseis que dão novas informações sobre o comportamento de espécies extintas há centenas de milhões de anos. Segundo o investigador, alguns fósseis indicam que os trilobitas, animais que acredita-se que desapareceram há cerca de 250 milhões de anos, viviam em grupos para se proteger e para acasalar. "Era uma orgia", diz Brett.

Segundo nota divulgada pela universidade, esses animais, que são ancestrais das lagostas, insectos e aracnídeos, tinham exoesqueletos para proteção. As descobertas dos paleontólogos indicam que esses animais aproximavam seus exoesqueletos como protecção e aproveitavam a oportunidade para a reprodução, comportamento similar aos "parentes" modernos.

Outros fósseis que mostravam os trilobitas em filas indicam que eles realizavam migrações, como os crustáceos modernos. "A descoberta de linhas com mais de uma dúzia de exemplares fornece a evidência mais antiga de filas migratórias semelhantes às observadas nos crustáceos modernos", diz o cientista.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário