quarta-feira, 30 de março de 2011

Ipod poderá vir a ser carregado pelo coração humano


O coração humano poderá ser a bateria do futuro para alimentar aparelhos electrónicos como o Ipod da Apple, graças a um chip desenvolvido através da nano tecnologia que utiliza movimentos do corpo para gerar energia.

De acordo com o Daily Telegraph, um grupo de cientistas apresentou a sua descoberta no Encontro Nacional de Exposição da Sociedade Química Americana, onde utilizou um chip para providenciar energia a ecrãs de LCD.

Cientista no Instituto de Tecnologia da Geórgia, Zhong Lin Wang afirmou que «esta descoberta representa um marco na produção de aparelhos electrónicos portáteis que possam ser alimentados por movimentos corporais».

Os cientistas esperam que o desenvolvimento do chip possa culminar em aparelhos que «não necessitem de baterias ou alimentadores de corrente» para funcionarem.

«Os nossos nano geradores estão condenados a mudar vidas no futuro», assegurou, frisando que «o seu potencial só está limitado à imaginação de cada um».

A tecnologia consiste na utilização de nano fios compostos por óxido de zinco que geram electricidade quando são alvos de tensão ou flexão.

Qualquer movimento corporal, desde andar até ao batimento cardíaco, pode gerar energia.

Durante a apresentação, cinco nano geradores produziram um micro ampere de corrente de saída de 3 volts. Uma voltagem semelhante à produzida por duas pilhas AA.

«Mais nano fios e nano geradores, se forem agrupados, poderão gerar energia suficiente para alimentar aparelhos maiores, como o Ipod ou um telemóvel», destacou.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário