quinta-feira, 17 de março de 2011

Nasa regista imagem sem precedentes da superfície de Marte


Sonda da Nasa captou fotos detalhadas da bacia de impacto Hellas, uma das maiores de Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde 2006, está fornecendo informações valiosas aos investigadores da Nasa (agência espacial americana), que podem aprofundar seus conhecimentos sobre a atmosfera, os ciclos climáticos e as mudanças recentes vivenciadas pelo planeta vermelho. O volume de dados não é pouco. Já foram geradas aproximadamente 70 mil imagens.

Uma delas, tirada em janeiro e divulgada nesta quarta-feira, chama a atenção pelos detalhes nunca antes registados de partes da superfície marciana. Mais exatamente, a bacia de impacto Hellas, que mede aproximadamente 2.200 quilómetros e é uma das maiores do planeta.

Nos dois primeiros anos de actividade, a sonda cumpriu todos os objectivos científicos predeterminados, o que levou a Nasa a prorrogar, por duas vezes, o tempo de sua missão.

As fotos tiradas de terrenos onde existem várias crateras de Marte mostram que variados e antigos ambientes aquosos contribuíram para a formação de alguns minerais. Pelo menos mais de três quartos da superfície do planeta com minerais foram mapeados até o momento.

"Já aprendemos que Marte é um planeta mais dinâmico e diversificado do que sabíamos cinco anos atrás", diz o cientista Rich Zurek.

fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário