O Governo quer trazer os morcegos à luz do dia e começa hoje esta missão com o lançamento do Ano do Morcego, através do qual o papel destes "animais extraordinários" será revelado, disse o secretário de Estado do Ambiente.
Humberto Rosa falava à Agência Lusa a propósito da cerimónia de lançamento oficial do Ano do Morcego, que decorre na Lapa da Canada, em Nascentes do Alviela, Alcanena.
A cerimónia incluirá uma visita ao abrigo dos morcegos, uma oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo escondido destes mamíferos, nem sempre compreendidos e cujo papel no ecossistema é "determinante", afirmou Humberto Rosa.
Em Portugal existem 27 espécies de morcegos, os quais são uma significativa percentagem dos mamíferos que habitam o país.
"São animais extraordinários", disse o secretário de Estado que começa por lembrar que este mamífero "transformou uma mão numa asa" e "usa uma coisa parecida com um sonar para detetar as suas presas".
Mas estas são também "espécies incompreendidas e mal amadas", às quais muitas pessoas associam a algo assustador, uma vez que "voam à noite e em silêncio".
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário