sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Canibalismo era comum entre os homens das cavernas na Europa, sugere estudo


Equipa de investigadores realiza escavações na Espanha


Canibalismo

Prática não estaria relacionada a motivos religiosos ou rituais, de acordo com pesquisa realizada na Espanha.

Homens das cavernas que habitavam a Europa cerca de 800 mil anos atrás praticavam o canibalismo de forma rotineira, sugere um novo estudo sobre o assunto.

Uma análise de ossos fossilizados na Espanha mostra que o canibalismo fazia parte da rotina dos primeiros humanos que habitaram a Europa. Os ossos analisados foram encontrados na caverna de Gran Dolina, na Espanha, e mostra sinais de cortes e outras marcas que foram feitas por ferramentas primitvas de pedra. Entre os ossos de bisões, veados, carneiros selvagens e outros animais, os cientistas descobriram os restos de pelo menos 11 crianças e adolescentes humanos.

Os ossos mostravam sinais de esmagamento e evidências apontam que os cérebros das vítimas também eram comidos, segundo estudo publicado na edição de Agosto da revista centífica Current Anthropology.

De acordo com José Maria Bermúdez de Castro, autor do estudo, marcas sobre a base do crânio também indicam que os seres humanos teriam sido decapitados, mas o facto de os ossos humanos terem sido descartados juntos aos de outros animais sugere que não houve significância religiosa na prática.

Os cientistas do Centro Nacional de Pesquisa da Evolução Humana de Burgos, na Espanha, acreditam que os homens da caverna comiam outros humanos para satisfazer suas necessidades nutricionais e para controlar a população de tribos inimigas. Atacar os jovens e crianças, menos capazes de se defender, "representava um risco menor para os caçadores e seria mais eficaz na estratégia de controlar a população de tribos rivais", explica Bermúdez de Castro à National Geographic.

Os ossos de seres humanos que foram vítimas de canibalismo estendem-se por um período de cerca de cem mil anos, indicando que a prática não era apenas limitada a momentos em que a comida era escassa.


Sem comentários:

Enviar um comentário