domingo, 4 de julho de 2010

Vaivém de carga 'Progress' falha acoplagem à ISS


O centro russo de controlo dos voos espaciais (Tsoup) ainda não conseguiu perceber o que correu mal durante a tentativa de acoplagem do vaivém de carga Progress à Estação Espacial Internacional (ISS), na sexta-feira. A situação está contudo sob controlo e nova tentativa de levar 2630 quilos de produtos alimentares, água e combustível aos seis astronautas deve acontecer hoje.

"A acoplagem estava prevista para as 20.58 (17.58 em Lisboa) de sexta-feira. O vaivém passou ao lado da estação a uma distância segura", disse o porta-voz do Tsoup à AFP. "O Progress está a três quilómetros da estação." A agência russa de notícias Interfax tinha citado o comandante russo da IIS, Alexandre Skvortsov, segundo quem o vaivém estava em "rotação incontrolável".

Terá havido uma falha no contacto rádio. "Inicialmente tudo estava a correr normalmente, depois o modo de acoplagem automático falhou e a equipa de astronautas a bordo da ISS não conseguiu efectuar a operação em modo manual", revelou um alto-responsável do Tsoup à Itar--Tass a coberto do anonimato.

Esta semana, a agência espacial norte-americana (NASA) revelou entretanto que adiou as últimas viagens dos vaivéns Discovery e Endeavour para 1 de Novembro deste ano e 26 de Fevereiro de 2011. Em causa, o atraso com as respectivas cargas.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário