sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tubarão híbrido é encontrado pela primeira vez na Austrália


O tubarão híbrido é resultado da união de tubarões-de-ponta-negra comuns com a versão australiana da espécie

Cientistas da Universidade de Queensland, na Autrália, anunciaram ter descoberto os primeiros tubarões híbridos do mundo. Imagens divulgadas nesta terça-feira mostram um exemplar híbrido, localizado pelos especialistas durante pesquisa na costa do país.

De acordo com os estudiosos, a reprodução cruzada do tubarão-de-ponta-negra australiano (Carcharhinus tilstoni), que é encontrado no litoral desse país, com a do tubarão-de-ponta-negra (Carcharhinus limbatus) de outros lugares do mundo gerou descendentes nunca observados anteriormente.

Os cientistas realizavam pesquisas na costa oriental da Austrália, para fazer um levantamento da fauna, quando, a partir de testes genéticos, conseguiram comprovar que alguns tubarões pertenciam a uma devida espécie, apesar de ter características físicas de outra espécie.

O tubarão-de-ponta-negra australiano é menor do que os mais comuns de outros lugares e só pode viver em águas tropicais. Ao contrário, seus descendentes híbridos foram localizados a 2 mil km mais ao sul, em águas muito mais frias.

Ao reproduzir-se com as espécie comum, o tubarão australiano aumenta seu habitat natural, explicou Jess Morgan, um dos cientistas envolvidos. "Isso permite a espécies limitadas às águas tropicais viver em águas mais temperadas", explicou.

Se os espécimes híbridos resultarem mais robustos que seu pais de raça pura, poderão substituí-los pouco a pouco, acrescentou outro cientista. Esses tubarões híbridos eram inúmeros, representando em certos lugares até 20% da população total de tubarões-de-ponta-negra das águas perto do litoral australiano. Mas, no momento, não parece causar diminuição na população dos de raça pura, destacou Morgan.

Os cientistas acreditam que isso seja resultado de uma adaptação dos predadores para enfrentar as mudanças climáticas, já que os híbridos são normalmente mais resistentes do que as espécies originárias. A partir de agora, os investigadores vão realizar estudos para apontar se a criação dos híbridos é um fenómeno recente ou se é um processo antigo.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário