quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Parque Jurássico deve abrir em 2013 na Lourinhã


O município da Lourinhã, conhecido pelos fósseis de dinossauros com 150 milhões de anos, anunciou que quer abrir o Parque Jurássico na Páscoa de 2013, uma obra que deverá começar a ser construída em Julho.

«A câmara pode assegurar que em 2013 irá ter um parque temático dos dinossauros, porque tudo se encaminha para que haja o financiamento necessário», afirmou à agência Lusa Vital do Rosário, vereador do planeamento estratégico.

O autarca explicou que existe financiamento para os 10 milhões de euros indispensáveis ao projecto, uma vez que é expectável que a candidatura a fundos comunitários possa vir a comparticipar até 95 por cento do investimento.

Por outro lado, existe financiamento privado e a hipótese de a autarquia vir a contrair um empréstimo para garantir os meios financeiros em falta.

Na semana passada, o município deu mais um passo considerado significativo no projecto com a assinatura de uma carta de intenções com parceiros privados alemães ligados ao Dinopark, um museu dos dinossauros localizado na cidade alemã de Münchenagen, a 40 quilómetros de Hannover.

Os estrangeiros não só elaboraram o projecto à luz do congénere alemão, como estão disponíveis para financiá-lo e vão estar na futura gestão do parque.

«É incrível participar na construção do maior parque de dinossauros do mundo. Estamos muito entusiasmados, porque a Lourinhã é um local de descobertas incríveis», declarou Franz-Josef Dickmann, representante do museu alemão, citado na nota de imprensa da autarquia, ao se mostrar «seduzido» pelo potencial paleontológico do concelho.

O Parque Jurássico, previsto para uma área de 25 hectares no Pinhal dos Camarnais, onde se localizava a antiga lixeira municipal, vai ser composto por um museu ao ar livre, onde serão exibidos os modelos de dinossauros, uma zona coberta para a exposição dos achados paleontológicos e ainda uma zona lúdico-pedagógica com actividades de ciência viva para as escolas.

O autarca disse que são esperados 200 mil visitantes por ano e que o bilhete deverá rondar os a 12 euros por pessoa.

Bernd Wolter, mentor do Dinopark e de outros parques similares em todo o mundo, disse tratar-se de um parque economicamente «sustentável», uma vez que vai tornar-se rentável a partir dos 135 mil visitantes.

O museu terá um prazo de execução de 18 meses para a construção do edifício arquitectónico, criação de 250 modelos de dinossauros em tamanho real (2,5 milhões de euros), criação de percursos pedestres e aquisição de conteúdos museológicos.

Para viabilizar a construção do parque na zona da antiga lixeira municipal, a autarquia tem estado em reuniões na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para avançar com uma alteração ao Plano Director Municipal, que deverá ser aprovada em Março pela assembleia municipal.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário