segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Escândalo na Maçonaria francesa


Centenas de membros da Grande Loja Nacional de França manifestaram-se no passado dia 3 de Dezembro em Levallois-Perret contra o seu Grão-Mestre François Stifani, que há meses que querem ver afastado da maçonaria francesa devido à sua gestão duvidosa da contabilidade e desrespeito pelos estatutos.

Stifani é acusado de recentemente ter dito que tinha 43 mil membros da loja à disposição do presidente da república Nicolas Sarkosy, afirma Claude Seiler, ex-grão mestre e um dos principais opositores do actual líder. “François Stifani quer usar a Grande Loja Nacional de França para fins pessoais, introduzindo a política na obediência”, lamentou. “As regras maçónicas não permitem que se fale de política ou religião.”

Os manifestantes colocaram uma coroa simbólica no Palais des Sports de Levallois-Perret, onde decorreu o encontro anual que reúne o maior número de maçons (Sessão de Loja), entoaram o hino nacional A Marselhesa e gritaram “Demissão” repetidamente quando o grão-mestre entrou no recinto para discursar. 

Eleito em Setembro de 2007, François Stifani acumula as funções de grão-mestre e presidente da associação. Tem vindo a enfrentar um movimento de protesto desde Dezembro de 2009, algo absolutamente inédito na história da maçonaria regular francesa.

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário