domingo, 1 de janeiro de 2012

Chimpanzé aprendeu a fazer fogueiras e a cozinhar







Kanzi, um chimpanzé de 31 anos que vive no estado americano do Iowa, adora acender fogueiras e fazer um churrasco, conta o jornal britânico Daily Mail.

Primeiro, recolhe os galhos. Em seguida, parte-os em pedaços mais pequenos e amontoa-os. Por fim, acende um fósforo e ateia o fogo à madeira. Quando as chamas começam a crepitar, coloca a grelha por cima e, claro, os alimentos que pretende grelhar.

Kanzi é um dos oito bonobos que vivem aos cuidados de Sue Savage-Rumbaugh, uma das maiores especialistas mundiais em linguagem e comportamento dos primatas. Ela acredita que o fascínio de Kanzi pelo fogo revela uma grande inteligência.

Esta especialista, responsável pelo Great Ape Trust, em Des Moines, Iowa, afirma: “Ele faz fogo porque quer. Ele costumava ver o filme «Quest For Fire», que conta a forma como o homem começou a tentar controlar o fogo, quando era muito novo. Viu o filme, encantado, centenas e centenas de vezes”.

Kanzi (que significa “Tesouro” em swahili) também ficava fascinado com as fogueiras que os seus tratadores fazia no campo para cozinharem. Aos cinco anos, foi encorajado a fazer pequenos montes de galhos secos e ensinaram-lhe a acender fósforos, algo que ele aprendeu muito rapidamente.

“Fazer fogo é um dos mais importantes momentos da história da evolução da nossa espécie”, lembra Sue Savage-Rumbaugh. “Quando os humanos aprenderam a controlar o fogo e a domesticar os cães começaram a sentir um novo nível de segurança, o que os libertou para se tornarem mais creativos”.

Kanzi não fica muito próximo da fogueira para ver se esta continua a arder, mas vai-lhe colocando mais madeira quando vê que enfraquece. E adora cozinhar. Especialmente cogumelos, que prenda na ponta de um galho e assa devagar, sem deixar que se queime. Também sabe colocar uma frigideira e fritar hamburguers. Quando termina de cozinhar, Sue diz-lhe para apagar o fogo despejando-lhe água em cima, o que ele faz.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário