segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Arqueólogos encontram túmulo de cantora plebeia no Vale dos Reis


Os arqueólogos a trabalhar no Egipto encontraram no Vale dos Reis – vale montanhoso onde durante 500 anos a nobreza egípcia foi enterrada - o túmulo de uma mulher que não pertenceu à realeza.

O Vale dos Reis, localizado na margem do Nilo, junto da antiga cidade de Tebas (actual Luxor), esteve até aqui destinado a acolher os restos mortais dos faraós e das famílias reais mais importantes.

Esta descoberta vem contrariar precisamente essa teoria de que o vale onde Tutahnkamon foi encontrado estava reservado apenas à nobreza.

De acordo com o inscrito na tumba, a mulher, Nehmes Bastet, era filha de um alto sacerdote de Amon e desempenhava as funções de cantora do templo durante a XXII Dinastia - aproximadamente entre 945-712 a.C.

O ministro egípcio das Antiguidades explicou à AFP a importância desta descoberta: «Demonstra que o Vale dos Reis foi também utilizado para enterrar indivíduos da plebe, bem como padres da XXII Dinastia».

O site egípcio Ahram avança que o sarcófago de Nehmes é de madeira pintada de preto e decorada com textos hieroglíficos. De acordo com Mansour Boraiq, do ministério das Antiguidades de Luxor, o caixão encontra-se intacto e deverá ser aberto esta semana. No seu interior o arqueólogos esperam encontrar uma múmia com uma máscara funerária em bom estado.

Uma das arqueólogas no local, Elina Paulin-Grothe, da Universidade de Basel, avança que o túmulo não deverá ter sido construído para a cantora, mas sim reutilizado para ela, 400 anos depois do primeiro enterro.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário