quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Americanos inventam 'capa de invisibilidade' para o tempo


Físicos conseguem criar espaço secreto entre dois feixes de luz para esconder um terceiro

À primeira vista parece um jogo de luzes, em que as cores se separam, a partir de um feixe laser verde, e prosseguem a diferentes velocidades no interior de uma fibra ótica: o azul mais acelerado, e o vermelho mais lentamente. Mas este desfasamento, que é provocado intencionalmente em laboratório, é muito mais do que um jogo de luzes. É o embrião de um dispositivo que os seus criadores apresentam como o primeiro sistema de "invisibilidade temporal", capaz de tornar indetetável um acontecimento durante uma ínfima fração de segundo.

"Os nossos resultados representam um passo significativo para a concretização de uma capa espácio-temporal completa", afirmou Moti Fridman, da universidade de Cornell, em Nova Iorque, que coordena a equipa de físicos que está a desenvolver a investigação, com financiamento do Pentágono.

Este mecanismo experimental tem por base os trabalhos realizados nos últimos anos para desenvolver uma capa de invisibilidade, à semelhança da que a escritora J.K. Rowling inventou para Harry Potter, o jovem mágico mais famoso de todos os tempos. Só que, em vez de tornar objetos invisíveis - isso já é possível a nível experimental em laboratório, com novos materiais e uma utilização sofisticada da luz -, este dispositivo é dirigido ao tempo.

Aproveitando o facto de as diferentes cores do espectro luminoso se propagarem a diferentes velocidades, a equipa idealizou um dispositivo que acentua esse desfasamento entre os feixes azul e vermelho, viajando através de uma fibra ótica. Isso produz um momento ínfimo de 50 picossegundos (50 milionésimos de milionésimo de segundo) em que é possível intercalar (esconder) um outro feixe de luz, que passa, assim, invisível entre os doutros dois, entretanto obrigados a fundir-se no feixe verde original.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário