domingo, 11 de julho de 2010

Lagos recebe único calau fêmea da Europa


Ave em vias de extinção, proveniente do Zoo de Barcelona, vai iniciar um programa de reprodução no Algarve

O Parque Zoológico de Lagos recebeu, na quinta-feira, um novo morador: o único calau rinoceronte (Aceros rhinoceros) fêmea existente na Europa.

A ave, residente há 15 anos no Zoo de Barcelona, vai integrar um programa de reprodução com calaus macho do Zoo, de modo a preservar a espécie, extremamente ameaçada de extinção.

Com esta iniciativa, o Zoo de Lagos torna-se no único parque zoológico da Europa com um casal residente de calaus rinoceronte!

Para garantir a sobrevivência da espécie, o zoo criou uma instalação com dimensões adequadas ao bem-estar e eventual reprodução do casal.

O parque demonstrou preocupação em recriar o habitat natural das aves originárias do Bornéu, facto perceptível na arquitectura asiática do espaço. Uma árvore artificial com cinco metros de altura foi construída para que os calaus tenham um ninho, o mais parecido possível com os que esta espécie usa nas zonas mais altas das florestas húmidas da Malásia, Singapura, Samatra, Java e Bornéu.

Apesar deterem uma longevidade de vida que pode alcançar mais de 35 anos, os calaus encontram-se em risco de desaparecer na natureza. Entre as principais causas estão a destruição da floresta na Indonésia, o comércio ilegal de madeira e uso e terrenos para agricultura, e a caça no Bornéu para alimento e uso de penas por tribos locais.

Os calaus voltam todos os anos ao mesmo ninho, mesmo até depois das florestas circundantes terem sido derrubadas.

A população de calaus rinoceronte está em declínio, excepto em algumas reservas, restando menos de 500 indivíduos na ilha de Java e menos de 2500 aves em Kalimantan.


Sem comentários:

Enviar um comentário