domingo, 11 de julho de 2010

Indonésia e norte do Índico estão mais expostos à subida do mar


As costas da Indonésia e do norte do Oceano Índico podem estar expostas a aumentos do nível do mar acima da média global, segundo mostra uma pesquisa publicada na revista Nature. Baseado no comportamento do nível do mar em cada zona nos últimos 50 anos, o estudo diz, por outro lado, que as Ilhas Seychelles e as costas de Quénia e Tanzânia, no leste da África, praticamente não seriam afectadas.

Os investigadores da Universidade do Colorado (EUA) responsáveis pelo estudo apontam directamente a acção do homem e, em consequência, a mudança climática, como causas do fenómeno. A equipa estudou o nível do mar de diferentes pontos de toda a costa banhada pelo oceano Índico desde 1960 a partir da observação directa, de dados obtidos por satélite e de simulações climatológicas.

Os cientistas identificaram tendências de comportamento diferentes nas mudanças do nível do mar, com uma queda na zona subtropical do litoral do Índico e aumento no resto, o que atribuíram ao crescente vigor da circulação norte-sul e leste-oeste das correntes de ar atmosféricas na zona. Segundo o estudo, isso deve-se em parte ao aquecimento global, o que leva a crer que o fenómeno deve continuar no futuro.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário