sexta-feira, 23 de julho de 2010

'Encontrada' réplica de madeira de Stonehenge


Descoberta está localizada a 900 metros da original feita de pedra

Tem o mesmo tamanho, a mesma forma, a mesma idade, mas era feita de madeira: foi descoberta uma vala circular próxima do monumento de Stonehenge, no Reino Unido, a sua "irmã". O local foi encontrado com ajuda de imagens recolhidas por satélite e é já considerada o mais excitante achado de Wiltshire, onde se localiza o monumento, em 50 anos.

No centro estaria outro círculo, crêem os cientistas após terem descoberto buracos com três metros de profundidade, constituído por 24 estacas de madeira, cada uma com oito metros de altura.Nem foi preciso escavar para descobrir este "henge" - nome dado aos monumentos circulares datados do Neolítico ou da Idade do Bronze - que estava situado a 900 metros para noroeste das pedras gigantes do planalto de Salisbury. As imagens mostram que tinha duas entradas - uma no lado nordeste e outra no sudoeste - e que dentro do círculo estaria uma sepultura, que terá sido feita muito depois da construção do monumento de madeira.

"Parece que há uma grande vala que é feita com buracos individuais, em vez de ser apenas uma grande escavação", disse à BBC News o líder da equipa, o professor Vince Gaffney, da Universidade de Birmingham.

"Quando se observa de maneira mais atenta, percebemos que havia um anel de buracos com cerca de um metro de largura à volta do bordo do monumento", acrescentou o arqueólogo. Estava descoberta a versão de madeira de Stonehenge.

Os especialistas dizem que esta versão menos robusta terá sido feita na altura em que Stonehenge atingiu a sua fase mais complexa. Outras estruturas de madeira foram descobertas na área, uma delas em Durrington a cerca de três quilómetros de Stonehenge.

As informações acerca do local estão a ser recolhidas como parte de uma escavação virtual para se descobrir como era a área quando Stonehenge foi construído. O que continua sem se saber é o "porquê" do monumento com 4500 anos ter sido construído. Vários especialistas acreditam que este terá sido usado como cemitério durante 500 anos, devido ao local e maneira como começou a ser construído. O professor Gaffney acredita que irão descobrir-se mais monumentos, uma vez que "90% da área é considerada 'terra incógnita'".


Sem comentários:

Enviar um comentário