domingo, 10 de março de 2019

Foram necessários milhões de anos de evolução para refinar os terríveis dentes do megalodonte

Resultado de imagem para Foram necessários milhões de anos de evolução para refinar os terríveis dentes do megalodonte

Os dentes megalodonte, o maior tubarão que já existiu na Terra, descritos como “ferramentas de corte definitivas”, levaram milhões de anos para evoluir para a sua icónica e terrível forma. 

O ancestral mais antigo do megalodonte (Otodus oblique), ostentava dentes de três pontas que podia agir rapidamente como uma espécie de garfo, agarrando e arrancando peixes em movimento rápido. Nas espécies posteriores de mega-tubarões, os dentes achataram e desenvolveram bordas serrilhadas, passando a assemelhar-se a uma faca para matar e comer animais de grande porto, como baleias e golfinhos.

Contudo, uma nova investigação, esta semana publicado na revista especializada Journal of Vertebrate Paleontology, revelou que a evolução destes poderosos predadores durou mais de 12 milhões de anos. A equipa de cientistas analisou os dentes do megalodonte e do seu ancestral imediato (Carcharocles chubutensis), traçando a mudança invulgarmente lenta e gradual de um grande dente ladeado por mini-dentes, conhecidos como cúspides laterais, ao dentes sem estas estruturas.

Kristen Grace/ Florida Museum


Os dentes são os únicos fósseis identificáveis de forma confiável de Carcharocles megalodon, espécie extinta de tubarão que viveu há cerca de 23 a 3,6 milhões de anos durante o Mioceno

“Esta transição foi um processo muito longo e demorado, que resultou na ferramenta de corte perfeita: um dente largo e plano com declives uniformes”, explicou o autor principal do estudo, Victor Pérez, do Museu de História Natural da Flórida, nos Estados Unidos. Contudo, adiantou, “ainda não é claro por que motivo este processo continuou durante milhões de anos e por que este recurso acabou por se perder.

Os dentes podem oferecer variadas informações sobre um animal, incluindo pistas sobre a sua idade, o tempo em que viveram, a sua dieta alimentar e até sobre determinadas doenças que sofriam.

Segundo escreveram os cientistas, os dentes do megalodonte sugerem que o seu estilo de caça era, muito provavelmente, uma tática de ataque única, projetada para imobilizar as suas presas e permitir que estas sangrassem, explicou Pérez em comunicado.

“Depois disso, seria simplesmente um desperdício”, sustentou. “Um tubarão não iria querer agarrar e segurar por muito tempo uma baleia, uma vez que baleia poderia atingi-lo e, possivelmente, ferir o tubarão durante o processo”, concluiu.

Os megalodontes eram os “reis” dos antigos oceanos. Estas criaturas massivas, tal como nota a National Geographic, chegavam a atingir os 18 metros de comprimento e a pesar 50 toneladas, ostentantando mandíbulas com mais de 1,80 metros de largura.

fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário