quarta-feira, 20 de março de 2019

É esta noite. Vem aí a terceira e última superlua de 2019


A superlua é um fenómeno cíclico, que só voltará a repetir-se no dia 9 de março do próximo ano. A melhor altura para a observar é quando ela aparecer no horizonte.

aior e mais brilhante do que o habitual. É assim que vai poder observar a Lua nesta quarta-feira à noite, naquela que é a terceira e última superlua de 2019. Um fenómeno que coincide com o equinócio da primavera, que começa nesta quarta-feira, às 21.58 (hora de Lisboa), no hemisfério norte.

"Esta superlua é provocada pela ocorrência simultânea da fase de lua cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que esta se encontra mais próxima da Terra). O instante da fase de lua cheia ocorrerá no dia 21 de março às 01.43", segundo a informação disponível no site do Observatório Astronómico de Lisboa.

A melhor ocasião para observar esta superlua é, de acordo com o OAL, o momento em que ela aparece no horizonte, ou seja, nesta quarta-feira, em Lisboa, pelas 18.17, no Porto pelas 18.13, no Funchal pelas 18.53 e em Ponta Delgada às 18.27. Uma observação que será facilitada pelas condições meteorológicas, já que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para céu limpo em todo o país.


Imagem retirada do site do Observatório Astronómico de Lisboa

A lua cheia no perigeu - que ocorreu às 19.47 desta terça-feira - era 14% maior e 30% mais brilhante do que quando acontece no apogeu. "Além disso, se for observada perto do horizonte, parecerá ainda maior com um aumento extra de cerca de 5%. Este ultimo efeito é apenas uma ilusão ótica e desaparece quando a Lua sobe no céu".

Trata-se de um fenómeno cíclico que, segundo o OAL, só voltará a repetir-se no dia 9 de março de 2020. E acontece "sempre que o instante de lua cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita".

A primeira superlua do ano aconteceu no dia 21 de janeiro e a segunda no dia 19 de fevereiro, tendo esta última sido mais visível. Segundo os dados do Observatório Astronómico de Lisboa, nesse dia, "os instantes do perigeu e da lua cheia estavam apenas desfasados de 06.51 horas, enquanto na de dia 21 de janeiro o desfasamento foi de 14.43 horas e na de dia 21 de março o desfasamento é de 29.56 horas".


Sem comentários:

Enviar um comentário