Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem vindo a ser debatida há vários séculos.
No fragmento 2.96 de Histórias de Heródoto, publicado por volta de 450 a.C., o historiador da Grécia Antiga descreve um tipo de barco de cargo do Nilo, chamado baris. Segundo descreveu Heródoto, a navegação foi construída como alvenaria, forrada de papiro e com um leme que passa por um buraco na quilha.
Segundo o ScienceAlert, este sistema havia sido visto em representações e modelos durante o período faraónico, mas não havia nenhuma evidência arqueológica da sua existência. Pelo menos, até agora.
Os arqueólogos exploraram o Navio 17, da cidade portuária de Thonis-Heracleion, agora submersa, perto da Boca Canópica do Nilo, datada do Período Tardio do Egito (664-332 a.C.). Apesar de estar submerso há, pelo menos, 2.000 anos, o Navio 17 tem revelado segredos sem preço. Aliás, os cientistas conseguiram descobrir 70% do seu casco.
“Quando descobrimos este naufrágio, percebemos que Heródoto estava certo“, disse Damian Robinson, arqueólogo do Centro de Arqueologia de Oxford, ao The Guardian.
O navio exibe vários elementos observados por Heródoto. “As articulações das tábuas do Navio 17 são desconcertadas de uma forma que lhe dá a aparência de ‘cursos de tijolo’, como escreveu Heródoto”, afirmou Alexander Belov, do Centro de Estudos Egiptológicos da Academia Russa de Ciências, num artigo publicado em 2013.
“As tábuas do Navio 17 são montadas transversalmente por espingardasnotavelmente longas que podem chegar a 1,99m de comprimento e que passam por 11 estacas. Essas alças correspondem às ‘estacas longas e próximas’ da narrativa de Heródoto… Heródoto também menciona a quilha de Baris e o Navio 17 tem uma quilha que é duas vezes mais espessa do que a tábua”, escreveu ainda.
Existem algumas inconsistências – o vaso que Heródoto descreve ter espigas mais curtas, que agiam como nervuras que seguravam as tábuas de acácia do casco; e o facto de o Baris de Heródoto não ter armações de reforço, ao contrário do Navio 17, que tinha vários.
“Heródoto descreve os barcos como tendo longas costelas internas. Ninguém sabia o que isso significava … Essa estrutura nunca foi vista arqueologicamente antes. Mas, finalmente, descobrimos essa forma de construção neste barco em particular e é absolutamente o que Heródoto descreveu”, disse Robinson.
Segundo estas descobertas, os cientistas acreditam que o Navio 17 está muito próximo da descrição de Heródoto e que poderia, até, ter sido construído no mesmo estaleiro.
A exploração de Belov sobre a construção do navio foi publicada numa monografia do Centro de Arqueologia Marítima de Oxford: Ship 17: a baris from Thonis-Heracleion.
fonte: ZAP
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