quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Objetos misteriosos caídos do céu intrigam localidade espanhola


Não foi ainda esclarecida a origem dos três objetos luminosos avistados este domingo em Cogollos de Guadix, Granada. Um deles atingiu o telhado de uma vivenda. Meteorito? Um raio globular? Destroços terão ainda de ser investigados

O caso está a ser levado muito a sério, apesar de até agora nenhum dos especialistas consultados saber explicar que tipo de objeto caiu, este domingo, sobre o telhado de uma vivenda na localidade espanhola de Cogollos de Guadix, Granada.

O caso aparece relatado no jornal “Ideal”, apoiado nos relatos de vários moradores. Segundo os testemunhos, três luzes misteriosas surgiram no céu durante a madrugada, deslocando-se a grande velocidade, até desaparecerem em zonas diferentes da vila. Seriam três objetos luminosos, mas as atenções estão sobretudo voltadas para o que atingiu a vivienda desabitada, provocando um buraco com cerca de dois metros de diâmetro.

Agujero que dejó el impacto del extraño objeto volador en el tejado de una casa deshabitada en Cogollos de Guadix./J. J. Pérez

Em Guadix há quem fale de “uma espécie de chuva de meteoritos”, escreve o jornal, mas a verdade é que a natureza destes objetos não está clara. O presidente da câmara local pediu inclusivamente ajuda à Universidade de Granada para investigar o caso, ainda que, por enquanto, não tenha sido possível recuperar o objeto - os proprietários da casa não vivem na região e é necessário que autorizem o acesso à vivenda.

Ouvido pelo “ABC”, José María Madiedo, docente da Universidade de Huelva e membro da Rede Espanhola de Investigação sobre Asteróides e Meteoros, considera que não há indícios de se tratar de um impacto de rochas espaciais. “A queda de um meteoro gera uma bola de fogo que se vê a centenas de quilómetros e isso não parece ter acontecido”, explicou, assim como, se fosse esse o caso, seria normal ouvir-se um “estrondo”, algo parecido com um “tremor de terra”.

Sem outras pistas, Madiedo estranha o caráter meramente local deste fenómeno, pelo que admite poder tratar-se de algo bastante raro: a queda de um raio globular ou em bola.

E que fenómeno é este? Tem a natureza de uma descarga elétrica, que em vez de ser produzida na atmósfera e cair na Terra - como os raios normais - converte-se numa esfera que se move através do ar, a diferentes velocidades. “Se toca num objeto pode produzir sérios danos e há casos registados de ter entrado por janelas ou telhados, ainda que se trate de algo realmente muito pouco frequente”, sublinhou o investigador. Mas este é um fenómeno que tem dividido a própria comunidade científica, não existindo concordância sobre o que explica a sua origem. Há mesmo quem acredite tratar-se de um mito.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário