domingo, 10 de fevereiro de 2019

"Nunca vimos algo assim orbitando o Sol": Cientistas explicam a estranha forma do corpo espacial MU69


Um grupo de pesquisadores do Laboratório Johns Hopkins foi surpreendido pelas características recentemente descobertas no objecto espacial mais distante já estudado.

Depois de observar as novas imagens do MU69 2014, o mais longínquo corpo espacial já estudado, localizado no cinturão de Kuiper, cientistas do Johns Hopkins Laboratory em Baltimore (Maryland, EUA) chegaram à conclusão de que seus "lóbulos" "são planos, como anunciaram esta sexta-feira no seu site.

"O maior lóbulo, chamado de 'Ultima', parece mais uma panqueca gigante, e o lóbulo menor, apelidado de 'Thule', tem uma forma de noz amassada", detalha a nova publicação, que acrescenta ainda mais mistério.

Este antigo objecto espacial, uma vez que outros objectos similares - como cometas - são geralmente redondos. "Seria mais preciso dizer que sua forma é mais plana, como uma panqueca " , disse Alan Stern, que dirige a missão da New Horizons, e estuda o MU69.

"As novas imagens estão criando enigmas científicos sobre como um objecto dessa natureza pode ser formado, nunca vimos algo assim orbitando o Sol", diz Stern. 

Os cientistas, que acreditam que o MU69 está congelado desde a origem do objecto no Sistema Solar há - cerca de 4000 milhões de anos, estão convencidos de que como os novos horizontes proporcionar-lhes continuar a descobrir novas imagens nunca antes vistas coisas estranhas.

A 26 de janeiro, a sonda New Horizons forneceu a imagem mais detalhada do MU69, na qual podem ser vistas misteriosas manchas brancas e enormes buracos.

fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário