sábado, 1 de setembro de 2018

Vespas de 66 milhões de anos escondem algo um tanto 'alienígena'


Pesquisadores alemães descobriram na França quatro espécies de vespas do Paleogeno, período que está compreendido entre 65,5 milhões e 23,03 milhões de anos.

A descoberta pode ser essencial para entender a adaptação de parasitas de há milhões de anos conforme publicação da revista Nature Communications.

Entre as quatro espécies descobertas, está a Xenomorphia resurrecta, que recebeu esse nome devido ao seu processo de reprodução ser semelhante ao das criaturas do filme de ficção "Alien". Além dessa espécie, ainda foram descobertas a Xenomorphia handschini, Coptera anka e Palaeortona quercyensis.


Durante a pesquisa foram encontradas evidências de parasitismo em fósseis, sendo que essas espécies se desenvolveram como parasitas solitários dentro de seus hospedeiros, apresentando diferentes adaptações morfológicas na exploração dos mesmos hospedeiros.

Além disso, os pesquisadores do Instituto Tecnológico de Karlsruhe, na Alemanha, explicaram que as fêmeas depositavam seus ovos nas pupas das moscas, alimentando-se das larvas conforme cresciam, até morrer e cair fossilizadas nos casulos.

Os pesquisadores utilizaram para realização do estudo a micro tomografia de raios-X de síncroton de alta resolução, analisando 1510 casulos e encontrando 55 pupas com sinais de parasitação, sendo que 52 conservaram restos de quatro tipos de vespas adultas, além de notarem modificações nas antenas, asas e no corpo das espécies.


fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário