quinta-feira, 20 de setembro de 2018

NASA desenvolve “guarda-sol” para proteger naves espaciais do calor intenso


A NASA desenvolveu um “guarda-sol” high-tech que promete facilitar consideravelmente as futuras missões de exploração espacial.

A estrutura batizada de ADEPT (Adaptable Deployable Entry Placement Technology) foi projetada para repelir o calor intenso que é gerado sobre a carcaça das naves espaciais, sobretudo durante o processo conhecido como reentrada – momento em que o veículo penetra a atmosfera de um planeta.

Esta espécie de escudo foi construída a partir de uma espécie de tecido de carbono, flexível e resistente. Ainda que encontrar um material que fosse resistente às temperaturas tenha sido um desafio, a principal característica da estrutura é o facto de poder ser armada e desarmada, tal e qual um guarda-sol comum.

De acordo com a agência, esta articulação permitirá que o guarda-sol seja acoplado a foguetes relativamente menores do que os necessários ao transporte de uma estrutura fixa. Uma vez armada, a ADEPT é expandida até um diâmetro suficiente para a proteção integral da nave espacial.

A ADEPT deve ser particularmente útil em futuras missões de exploração enviadas a outros planetas, como Marte ou Vénus. Os seus primeiros testes já iniciaram, adianta ainda a NASA.

A agência espacial embarcou o “super guarda-sol” num foguete suborbital na última quarta-feira. A estrutura deve desprender-se do veículo a uma altura de aproximadamente 95 quilómetros. Depois, cairá bruscamente em direção à superfície a uma velocidade de 3,7 mil quilómetros por hora.


fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário