domingo, 23 de setembro de 2018

Rússia vai propor criar nova estação espacial perto da Lua


A Rússia irá propor um novo projecto de estação espacial próximo da Lua, reporta a agência espacial Roscosmos.

"Poderá ser uma estação russa ou internacional, esse é um assunto a tratar nas negociações", disse Dmitry Rogozin, director da Roscosmos, em reunião com jovens especialistas do sector.

Ele não descartou a participação dos EUA no novo projecto. Além disso, é possível que a estação seja criada em parceria com os países parceiros do BRICS. 

Segundo o director da corporação, durante a preparação para o lançamento da nova tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), previsto para o dia 11 de outubro, ele terá conversações em Baikonur com o administrador da NASA Jim Bridenstine e debaterá a visão russa de cooperação na órbita da Lua. 

Anteriormente, Rogozin observou que a Rússia não pode se dar ao luxo de participar do programa de uma estação próxima da Lua com os EUA nos moldes em que o projecto existe hoje. 

Projeto Gateway

Em setembro do ano passado, a Roscosmos e a NASA assinaram um memorando de cooperação para a criação de uma estação internacional na órbita da Lua, denominada mais tarde The Gateway.

Supõe-se que o primeiro módulo – Módulo de Propulsão de Potência – será lançado em 2022. E, em 2023, o módulo de armazenamento de combustível ESPRIT e o módulo americano U.S.Utilization, um pequeno espaço pressurizado que permite a entrada de uma equipe na primeira missão de montagem da Gateway. 

Está em planeamento também o lançamento de um módulo de logística e um braço manipulador para transportar cargas ao longo da superfície da estação. Os módulos residenciais internacionais e norte-americanos devem ser adicionados de 2024 a 2025.

Foi proposto à Rússia a construção de um compartimento para a saída dos cosmonautas para a superfície da estação. No entanto, segundo a fonte disse à Sputnik, esse papel não satisfez o lado russo — o compartimento deveria ser construído de acordo com os padrões técnicos norte-americanos, nomeadamente com as medidas dos escafandros dos EUA.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário