quinta-feira, 20 de setembro de 2018

É muito mais sério do que pensávamos: Cientistas alertam que tsunamis podem atingir a Grã-Bretanha


TSUNAMIS podem atingir a Grã-Bretanha muito mais regularmente do que se pensava, de acordo com pesquisadores que alertam sobre o risco de uma mega-onda “é muito mais grave do que pensávamos antes”.

Os cientistas descobriram evidências que sugerem que as Ilhas Britânicas são atingidas por tsunamis com muito mais regularidade do que se acreditava.

Especialistas acreditavam anteriormente nos últimos 10 mil anos, houve apenas um tsunami que atingiu a Grã-Bretanha - o deslizamento de terra de Storegga na costa da Noruega, que levou a um tsunami de 20 metros de altura que atingiu as Ilhas Britânicas há 8200 anos.

No entanto, pesquisadores da Universidade de Dundee encontraram mais duas ondas assassinas que ocorreram no mesmo período.

Uma equipe da universidade e trabalhadores da Pesquisa Geológica Britânica (British Geological Survey - BGS) descobriram areias nas ilhas Shetland, que eles acreditam que provam mais duas mega ondas.

O professor Dave Tappin, da BGS, disse: "Eles são muito mais frequentes, e há 1500 anos é muito, muito recente - é 500 dC se você quiser pensar assim.

"Isso significa que o risco - o risco - é muito mais sério do que pensávamos antes".

A Dra. Sue Dawson, da Universidade de Dundee, disse: "Encontramos areias com idades entre 5000 e 1500 anos em vários locais em Shetland, até 13 metros acima do nível do mar.

"Esses depósitos têm um carácter sedimentar semelhante ao do evento Storegga e podem, portanto, estar ligados à inundação por tsunami."

"Agora estamos usando uma máquina de tomografia computadorizada da Universidade de Dundee para examinar nossas amostras em detalhes.

“Pela primeira vez, teremos uma visão 3D completa dos núcleos que extraímos do solo e dos mares e leitos marítimos”, explicou.

"Esse detalhe nos mostrará em que direcção a onda veio, identificar os elementos presentes na areia e muito mais.

"Esta será a primeira vez que tal nível de detalhe foi captado desses eventos pré-históricos de tsunami."

A equipe acredita que os tsunamis foram desencadeados por dois deslizamentos subaquáticos que desalojaram o fundo do mar, levando a ondas enormes.

O Dr. Tappin disse à BBC que essas mudanças no fundo do oceano podem ocorrer a qualquer momento, o que significa que devemos antecipar outros tsunamis.

Ele disse: "Na verdade, é um evento - e não é apenas um em cada 10 mil [anos]", revelou.

"Pode haver mudanças no fundo do mar, mudanças na margem da Groenlândia que podem aumentar o risco de futuros tsunamis para esta parte do mundo".

fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário