quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Um asteróide do tamanho de uma aldeia poderá atingir a Terra em 2028, dizem os teóricos


Um asteróide poderá cair na Terra e acabar com as civilizações em todo o mundo, segundo alguns especialistas.

Alguns acreditam que um asteróide de 2,4 quilómetros de largura poderá chocar cm a Terra em 2028 depois de várias passagens próximas.

O asteróide, conhecido como 1997 XF11, passou pela Terra em junho de 2016 a uma distância de 16 milhões de quilómetros, mas alguns acreditam que a próxima abordagem poderia ser muito mais devastadora para nós.

A rocha espacial retornará à Terra dentro de uma década, passando a apenas 946 quilómetros - com muita incerteza sobre a sua órbita.

Com 2,4 quilómetros de tamanho - o tamanho de cerca de 250 campos de futebol ou 125 autocarros de dois andares - o asteróide seria grande o suficiente para destruir completamente uma cidade como Londres ou Nova York.

Quando o asteróide foi descoberto em 1997, acreditava-se que ele poderia passar a apenas 48,2 quilómetros da Terra, de acordo com o Dr. Brian Marsden, director do Birô Central de Telegramas Astronómicos do Observatório Astrofísico Smithsonian.

Uma abordagem tão próxima da Terra poderia ser influenciada pela gravidade do nosso planeta, trazendo-o para o nosso planeta.

Ele escreveu para Brit Astro: “Então, um impacto é possível? A resposta curta é sim'!".

No entanto, a NASA agora declarou para acalmar receios, dizendo que o asteróide passará com segurança do lado de fora da órbita da Lua.

A agência espacial disse: "Asteróide 1997 XF11 vai passar bem além da distância da Lua da Terra em outubro de 2028, com uma probabilidade zero de impacto com o planeta, segundo os astrónomos do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, Pasadena, Califórnia".

O Dr. Donald Yeomans e o Dr. Paul Chodas, cientistas do JPL, disseram que o asteróide "deve passar a uma distância bastante confortável de cerca de 600 mil quilómetros (cerca de 960 mil quilómetros) em 2028".

Mas a agência admite que actualmente só sabe menos de 10% de todos os asteróides próximos da Terra que nos poderiam ameaçar.

Dois asteróides menores passaram o planeta de forma alarmante em 2016.

O LP10 de dois a oito metros de comprimento foi encontrado apenas a 77,2 quilómetros - cerca de um quinto da distância até à Lua.

Os maiores até 23 metros de comprimento 2016 LE10 viajaram a cerca de 450,6 quilómetros de nós.

fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário