'Octavia' é capaz de receber ordens do parceiro através de comandos vocais e de linguagem gestual, usando câmaras de infravermelhos para detetar o incêndio, usando a sua "mochila" de ar comprimido e água para o apagar.
"Mesmo em tempo de paz, os incêndios representam um dos maiores riscos para a frota norte-americana", segundo o Laboratório de Investigação Naval da Marinha dos EUA.
O 'robot' bombeiro é capaz de reconhecer o parceiro, respondendo às suas ordens vocais ou aos comandos gestuais. No vídeo colocado no YouTube, Octavia é informado sobre a localização do incêndio antes de entrar na sala e o apagar.
Os investigadores garantem que ainda há muita coisa que é preciso melhorar, nomeadamente desenvolver uma interação mais natural com o parceiro, assim como a capacidade de entender melhor o que é ou não um incêndio.
Com base nas imagens vídeo, Octavia também precisa de melhorar a sua velocidade de resposta e, segundo o Daily Mail, a Marinha precisa fazer algo em relação ao seu aspeto. "Quem quereria ser salvo por um robot que parece um boneco maléfico que ganhou vida?"
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário