terça-feira, 24 de abril de 2012

Objeto voador bizarro muda de forma para se propelir


Se algum dia olhar para o céu e ver esta bizarrice do video, não pense que é um avião ou um papagaio.

Trata-se de um objeto voador que consegue manter-se no ar apenas mudando de forma. O feito é de engenheiros da empresa de tecnologia Festo, na cidade alemã de Esslingen.

A invenção da empresa alemã assume diferentes formas enquanto se expande e se contrai, para gerar impulso e se mover pelo ar.

O objeto é feito de seis prismas idênticos, cheios de hélio, cobertos por uma armação de fibra de carbono. Três motores ditam a direção, coordenada por um pequeno computador a bordo, pré-programado para replicar uma sequência invertida. Utilizando um smartphone, qualquer um pode guiá-lo.

Mas o que é essa sequência invertida? O design é baseado no cubo invertido, descoberto pelo matemático Paul Schatz. O sistema reproduz toda essa estrutura: abre-se para liberar o objeto e a estação principal continua no chão.

A invenção, ainda sem um fim específico, será oficialmente apresentada na feira de Hannover, na Alemanha. Uma competição foi lançada: estudantes de toda Alemanha têm a chance de sugerir uma ideia funcional para o aparelho.

fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário