sábado, 28 de abril de 2012

Nova espécie de anfíbio é descoberta na Índia


Gegeneophis primus tem cerca de 17 centímetros de comprimento

Exemplar pertence a família de animais sem membros e habita zonas húmidas.

Uma equipa de cientistas britânicos e indianos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de anfíbio sem membros. 

O animal foi descoberto por acidente no sul da Índia, durante uma escavação próxima a um riacho das montanhas de Ghats Ocidental, na província de Kerala. 

O espécime, de cerca de 17 centímetros de comprimento e de cor rósea, pertence a uma família de anfíbios sem patas pouco estudada chamada Caeciliidae. 

De acordo com Ramachandran Kotharambath, um dos autores do relatório divulgado na publicação académica Zootaxa, os investigadores avaliaram que o animal pertence a uma espécie não identificada até então após compará-lo com outros anfíbios.

De acordo com o grupo, exemplares da espécie, batizada de Gegeneophis primus, foram recolhidos durante escavações em duas épocas de chuvas de monção - em outubro de 2010 e em agosto de 2011. Eles foram descobertos em vales onde há plantações e onde a água se aloja após as chuvas.

As descobertas foram feitas após um trabalho que envolveu a Universidade de Kerala e o Museu de História Natural de Londres, com contribuições da Universidade Central de Kasagord. O habitat, a história e outras características da espécie, porém, ainda não foram especificadas.

A descoberta da nova espécie indica que os anfíbios sem patas podem ser uma família com uma vasta variedade na região dos Ghats, de acordo com Ramachandran. 

"Descobrir o animal numa plantação mostra que ele é bastante vulnerável a actividades antropogénicas e estão a viver de forma silenciosa bem debaixo dos nossos pés", analisou.

A espécie não está ameaçada, já que a estrutura do seu habitat é mantida mesmo com a actividade humana, dizem os cientistas. 

Eles também pontuam que precisam saber mais sobre quais são as condições do habitat do anfíbio e em que nível ele se expandiu para outras regiões.

fonte: Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário