Uma equipa da Universidade de Southampton usou a física e a matemática para replicar os sons naturais de outros planetas - desde os relâmpagos em Vénus, aos vendavais em Marte e passando pelos vulcões de gelo de Titan, a lua de Saturno.
De acordo com o The Telegraph, os cientistas procuraram também descobrir como soaria a voz humana nessas atmosferas, diferentes da nossa a vários níveis. Desde logo, quando sujeita à pressão e temperatura de Vénus, a voz homana assemelha-se à voz dos pequenos gnomos azuis que o cinema fez famosos, os Smurfs.
Tim Leighton, professor do Instituto para a Investigação do Som e da Vibração, diz que a sua equipa foi muito «rigorosa na aplicação da física às diferentes atmosferas», nesse sentido, considera que os resultados devem estar bastante próximos da realidade.
«Em Vénus, a voz parece mais profunda. Isto porque os planetas com uma atmosfera densa fazem com que as cordas vocais vibrem mais devagar» explica Leighton. «Contudo, a velocidade do som na atmosfera de Vénus é mais rápida que na terra, o que altera a forma como o cérebro interpreta o tamanho do som» acrescenta.
Leighton, que trabalha os sons do espaço há dez anos e que antes disso criou o som de uma cascata de metano no espaço, acrescentou ainda que estar «curioso em como soará a música no espaço» e questiona «se os astronautas estão em Marte durante meses, podem levar instrumentos musicais ou até construir um lá. Como soariam?»
Depois de vários anos de exploração espacial, os cientistas não fazem ideia de como são os sons de outros planetas.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário