domingo, 29 de abril de 2012

Descoberto planeta capaz de suportar vida, a 22 anos-luz da Terra


Astrónomos das Universidades de Gottingen e da Califórnia descobriram um planeta capaz de suportar vida localizado fora do sistema solar.

O planeta, Gliese 667Cc, encontra-se a orbitar à volta de uma estrela anã vermelha a 22 anos-luz de distância da terra, relata o britânico The Telegraph.

Tal como a Terra, o planeta está localizado numa zona que os astrónomos descrevem como «habitável» - nem muito próximo do seu sol, o que o poderia tornar árido, nem muito longe, o que o tornaria gelado.

Os cientistas calcularam que recebe menos 10% de luz da sua estrela do que a Terra recebe do Sol, mas como esta chega em forma de radiação infravermelha Gliese 667Cc tem quase a mesma quantidade de energia que o nosso planeta. Assim, a sua água pode ser líquida e as temperaturas da superfície semelhantes às do ‘planeta azul’.

Desde a descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar, em 1995, os astrónomos confirmaram a existência de mais 760 fora do nosso sistema. Apenas quatro estão dentro da já referida «zona habitável».

Steven Vogt, um astrónomo da Universidade da Califórnia não tem dúvidas. «Está precisamente numa zona habitável – não há quaisquer dúvidas. Não está no seu limite, está mesmo no sítio certo».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário