quinta-feira, 5 de abril de 2012

Google começa a testar óculos de realidade aumentada


A Google apresentou, esta quarta-feira, um autêntico smartphone incorporado num par de óculos. O Project Glass permite ao utilizador enviar e receber mensagens, gravar vídeo e tirar fotografias através de comandos de voz. Veja o vídeo.

A Google divulgou, esta quarta-feira, um vídeo onde apresenta o projeto de óculos de realidade aumentada - o Project Glass. A iniciativa, que até agora permanecia em segredo, é a primeira experiência da empresa com computação em peças de vestuário.

Apesar de ainda não estarem à venda, os óculos já estão a ser testados em público. Têm um design futurista, com um micro-visor acima do olho, uma micro-câmara embutida e um microfone. A invenção permite ao utilizador enviar e receber mensagens através de comandos de voz, gravar vídeo e tirar fotografias. Em fevereiro, o jornal americano The New York Times (NYT) descreveu os óculos como uma plataforma Android móvel que reage a comandos verbais.

No vídeo divulgado no Google+ por três dos funcionários da empresa, são apresentadas algumas das potenciais utilizações do Project Glass. O vídeo mostra o dia de um utilizador dos óculos, que começa com a indicação do estado do tempo atual e com previsões meteorológicas para o resto do dia. Se há uma greve ou qualquer problema nos transportes públicos, os óculos informam-no sobre as alternativas para chegar ao destino.

Ao longo do vídeo, o dono dos óculos vagueia pelas ruas de Nova York, enquanto comunica com os amigos, tira fotografias, vê mapas e recebe informação . No final, o vídeo mostra uma conversa do utilizador com uma amiga, onde lhe mostra, através de partilha de vídeo, o sol a pôr-se sobre a cidade. Tudo isto é possível graças aos óculos de realidade aumentada.

A inovação continua em fase de desenvolvimento, na qual a empresa multimilionária conta com a opinião dos seus clientes. No post partilhado no Google+, funcionários do Google X, o laboratório da empresa, pediram às pessoas para escreverem sobre o protótipo. "Estamos a partilhar esta informação agora porque queremos iniciar um debate e aprender com os vossos valiosos comentários", escreveram os três funcionários.

Segundo o NYT, este par de óculos poderá eventualmente estar à venda antes do final do ano. O preço deverá situar-se entre os 250 e os 600 dólares (189 a 455 euros).

"Se eu quiser tirar uma fotografia, já não tenho que meter a mão no bolso para tirar de lá o meu telemóvel; basta-me pressionar um botão nos óculos que tenho na cara e já está", explicou um utilizador que já testou os óculos.

Estão a ser desenvolvidas dezenas de outros modelos para os óculos, alguns dos quais podem ser encaixados sobre os óculos normais das pessoas.

O Project Glass pode, hipoteticamente, tornar-se também Project Contact Lens (projeto Lentes de Contacto). Babak Parviz, funcionário da Google e professor especializado em bionanotecnologia da Universidade de Washington, construiu recentemente pequenas lentes de contacto que permitem exibir imagens nos olhos de uma pessoa.

Este é só mais um de muitos projetos que estão a ser construídos nos escritórios do Google X, um laboratório reservado onde engenheiros e cientistas trabalham também em robôs e elevadores espaciais.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário