terça-feira, 3 de abril de 2012

Como é que os gatos sobrevivem a grandes quedas?


Uma gata que vive na cidade americana de Boston sobreviveu depois de ter caído do 19º andar, tendo sofrido apenas alguns arranhões no peito. O episódio levantou uma vez mais a questão: como é possível os gatos sobreviveram após uma queda tão grande?

A dona do animal, a enfermeira Brittney Kirk, tinha deixado uma janela aberta, na quarta-feira, para que Sugar se refrescasse. Mas a gata acabou por cair e aterrar num relvado, conta a BBC. Os serviços de controlo animal recolheram-na e devolveram-na à dona graças à informação contida no microship implantado em Sugar.

De acordo com biólogos e médicos veterinários, a extraordinária capacidade que os gatos têm em sobreviver a quedas de grandes altura é uma simples questão de física, de fisiologia e de biologia da evolução.

“Este episódio recente não surpreende”, diz Jacke Socha, um biomecânico da Universidade Tecnológica da Virgínia, nos EUA. “Sabemos que os animais têm estes comportamentos, há imensos registos de gatos que sobreviveram”.


Num estudo realizado em 1987, que consistiu no estudo de 132 gatos que caíram de grandes alturas e foram transportados para uma clínica veterinária especializada em emergências, em Nova Iorque, os investigadores concluíram que 90% dos animais sobreviveu e que apenas 37% precisaram de cuidados médicos para continuarem vivos.

Um dos gatos, que caiu do 32º andar, sofreu um problema no pulmão e perdeu um dente, mas teve alta 48 horas depois do acidente.

Os cientistas explicam que os corpos dos gatos foram construídos para resistirem a quedas, desde o momento em que estão em pleno ar até ao instante em que atingem o chão. Eles têm uma área de superfície corporal grande em relação ao peso, o que reduz a força com que chegam ao chão quando caem.

Além disso, conseguem estender as patas para criar o efeito paraquedas, segundo Andrew Biewener, professor de biologia de organismos e evolucionária da Universidade de Harvard. Contudo, ainda não se percebe plenamente como é que esse ato amortece a queda.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário