Foguetões Proton poderão ser utilizados para o lançamento das missões a Marte
As agências espaciais russa (Roscosmos) e europeia (ESA) assinaram nesta sexta-feira um memorando de entendimento para uma eventual participação de Moscovo num projecto para a exploração científica de Marte.
Um acordo final poderá ser assinado em Novembro e, se isto se concretizar, a Rússia se juntará ao projecto ExoMars, lançado inicialmente pela ESA e pela norte-americana NASA.
O ExoMars envolve duas expedições ao “planeta vermelho”, em 2016 e 2018, com o envio de dois veículos para estudar o ambiente de Marte e demonstrar novas tecnologias espaciais.
Cortes orçamentais impostos por Washington para 2013, no entanto, obrigaram a NASA a desistir da sua participação com um foguetão Atlas, para um dos lançamentos. A alternativa será, agora, os foguetões russos Proton.
Os responsáveis máximos da ESA, Jean-Jacques Dordain, e da Roscosmos, Vladimir Popovkin, encontraram-se nesta sexta-feira em Moscovo, segundo a agência de notícias russa Ria Novosti. “Ambas as partes consideram este projecto possível e promissor”, disse uma porta-voz da Roscosmos, Anna Vedishcheva, citada pela Ria Novosti, acrescentando que um acordo será assinado “até ao fim do ano”.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário