quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lançamento do vaivém Endeavour adiado para 29 de Abril



O comandante Mark Kelly acena no Centro espacial Kennedy, durante um teste, a 1 de Abril

A NASA (agência espacial norte-americana) vai adiar por dez dias, para 29 de Abril, o último lançamento do vaivém Endeavour, a fim de evitar chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) no mesmo dia do cargueiro russo Progress.

A agência espacial chegou à sua decisão sobre o lançamento da missão STS-134 depois de “conversações entre os parceiros da ISS, no domingo”, explica em comunicado. O Progress será lançado a 27 de Abril e chegará à ISS dois dias depois, a 29 de Abril.

Assim, o Endeavour será lançado às 15h47 (19h47 hora portuguesa) de 29 de Abril no Centro espacial Kennedy, na Florida.

Depois deste lançamento, a frota da NASA fará apenas mais um outro, o do vaivém Atlantis, marcado para 28 de Junho. Depois, os Estados Unidos dependerão exclusivamente dos Soiuz russos para transportar os seus astronautas para a ISS, pelo menos até terem soluções de transporte alternativas. Isso deverá acontecer a partir de 2015.

Por agora, seis homens estão a aguardar a viagem do Endeavour: o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, bem como o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori. Durante os 14 dias da missão, o Endeavour vai entregar na ISS o espectómetro Alpha Magnetic (AMS) e outros equipamentos, entre os quais duas antenas de comunicação e escudos contra detritos espaciais.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário